|mobilidade e transportes

2700 estudantes de Matosinhos vão ter desconto de 50% no passe social

Medida deverá entrar em vigor em Setembro e conta abranger todos os estudantes de Matosinhos, sub-23, que frequentem universidades públicas, privadas e de institutos politécnicos.

Metro de Matosinhos
CréditosJoão Abreu Miranda / Agência Lusa

A proposta foi apresentada na última reunião do executivo da Câmara de Matosinhos pelo vereador eleito pela CDU, José Pedro Rodrigues, tendo sido aprovada por unanimidade. O vereador, que ocupa os pelouros dos Transportes e Mobilidade e da Protecção Civil, tinha já garantido a gratuitidade do passe a todos os cidadãos portadores de incapacidade igual ou superior a 60%.

|

Transporte gratuito em Matosinhos para portadores de incapacidade superior a 60%

Cidadãos portadores de incapacidade igual ou superior a 60% residentes em Matosinhos vão ter acesso gratuito aos transportes públicos da rede Maré a partir de Setembro, graças a uma proposta da CDU.

CréditosJosé Pedro Rodrigues

A iniciativa foi apresentada esta semana pelo vereador José Pedro Rodrigues, da CDU, na reunião da Câmara Municipal, e tem como objectivo garantir a gratuitidade dos passes de transporte público da rede Maré para todos os cidadãos residentes em Matosinhos portadores do Atestado Médico de Incapacidade Multiusos igual ou superior a 60%, que engloba os portadores de doenças ou deficiências crónicas extremas.

Em declarações ao AbrilAbril, o vereador afirmou que cerca de 3200 munícipes se enquadram nesta medida e que a extensão da gratuitidade do passe monomodal Maré a estes cidadãos, portadores de doenças de natureza crónica, permitirá «a sua melhor inclusão social, garantindo acesso em condições mais favoráveis aos vários espaços que preenchem o seu quotidiano», desde o local de trabalho ao comércio e aos serviços públicos.

O vereador da CDU sublinhou que este apoio «está em linha com o disposto na Constituição da República Portuguesa no que respeita à promoção do bem-estar e qualidade de vida da população» e à realização de «uma política nacional de prevenção e de tratamento, reabilitação e integração dos cidadãos portadores de deficiência e de apoio às suas famílias», e corresponde também ao objectivo de «fazer de Matosinhos uma comunidade mais justa, inclusiva e solidária».

Admitindo que foi «um dos momentos importantes do mandato», José Pedro Rodrigues garantiu que continuará o trabalho para «cuidar de todos» e que em breve «haverá mais novidades».

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

«O objectivo é fazer chegar esta comparticipação de 50% a todos os estudantes do ensino superior que morem em Matosinhos, onde quer que eles estudem». Para beneficiar desta medida os estudantes têm de residir no município e os respetivos estabelecimentos de ensino devem ser servidos pela rede de transportes Andante, declarou ao AbrilAbril o vereador José Pedro Rodrigues.

A medida serve tanto um propósito social como ambiental, «criando condições económicas mais favoráveis para aceder ao transporte público, sobretudo neste momento tão difícil em que vivemos. Trata-se de um apoio muito imporante para as famílias».

«Apoiar a utilização do transporte público contribui para a qualidade do ar das cidades e para a sustentabilidade ambiental, melhorando as condições de mobilidade das populações», explicou o vereador da CDU.

O custo ficará a cargo do município e o desconto será aplicado sobre o  valor real que os estudantes têm efectivamente de pagar, incluindo o desconto de 25% já existente nos passes de jovens sub-23 de toda a Área Metropolitana do Porto. Com esta redução, o orçamento familiar será substancialmente beneficiado: o passe nunca ultrapassará os 15€ por aluno, acumulando o desconto com os apoios sociais já existentes.

O executivo camarário estima que no concelho vivam cerca de 2700 estudantes em condições para receber este desconto, que representará um investimento de 400 mil euros para o próximo ano lectivo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui