|amianto

Amianto removido em sete escolas da Moita

Empreitada conta com um conjunto de intervenções de melhoramento e manutenção dos espaços, para além da retirada do fibrocimento. O empreendimento, a cargo da Câmara Municipal da Moita (CMM), foi adjudicado por 1 471 678 euros.

Remoção de amianto no pavilhão da escola Mouzinho da Silveira, na Baixa da Banheira, Moita 
Créditos / Câmara Municipal da Moita

As obras começaram no início do mês na escola básica Mouzinho da Silveira, seguindo-se intervenções na escola básica D. João I, na Baixa da Banheira, D. Pedro II e Fragata do Tejo, na Moita, José Afonso, em Alhos Vedros,  a escola básica do Vale da Amoreira e a escola secundária da Baixa da Banheira.

A expectativa da CMM, anunciada em comunicado divulgado ao AbrilAbril, é de ter esta intervenção concluída durante o período das férias escolares, evitando o contacto prolongado da comunidade ao amianto. 

Para além do amianto, a Câmara Municipal anuncia que «tem vindo também a investir na requalificação e modernização dos estabelecimentos de ensino no concelho».

O comunicado informa que «o Governo transferiu para os municípios a responsabilidade de execução e de parte do financiamento destas obras», muito embora estes estabelecimentos de ensino sejam da responsabilidade do Ministério da Educação.

As verbas disponibilizadas pelos fundos comunitários eram insuficientes, denuncia a CMM, forçando o município a «assumir encargos na substituição de coberturas de fibrocimento com amianto em seis escolas básicas e uma secundária».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui