|Câmara Municipal de Silves

Silves isenta comerciantes do pagamento de taxas municipais em 2022

Medida abrange todos os estabelecimentos de comércio, de serviços ou de restauração cujo funcionamento esteja condicionado pelas medidas aplicadas pelo Governo para limitar a pandemia da covid-19.

Créditos / Sul Informação

Na reunião realizada no dia 27 de Dezembro, a Assembleia Municipal de Silves «aprovou por unanimidade a isenção do pagamento de taxas de ocupação do espaço público e/ou de publicidade para o ano de 2022». É a terceira vez consecutiva que a autarquia (de executivo CDU) decreta esta isenção, já aplicada em 2020 e 2021.

|

Silves celebra protocolos para apoiar habitação no concelho

Contratos de apoio à reabilitação urbana em São Bartolomeu de Messines foram assinados ontem entre a Presidente da Câmara Municipal de Silves (PMS), a presidente desta junta, e promotores locais.

Silves
Créditos / Pixabay

Este processo foi desenvolvido no quadro das «medidas municipais de apoio financeiro à execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de São Bartolomeu de Messines, através do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE)».

Estes projectos assentam num «compromisso para com a competitividade e atractividade do território para pessoas e actividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade», informa o comunicado enviado pelo município ao AbrilAbril.

O PAHAB oferece a possibilidade «aos proprietários e arrendatários de prédios urbanos, com uso eminentemente habitacional», de realizarem «obras de recuperação de edifícios», melhorando, por via da reabilitação do património, o tecido urbano.

O programa PADSE, tem o objectivo de incutir novas dinâmicas ao aglomerado urbanístico, «em áreas de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação», incentivando a acção das associações, colectividades e sociedades sem fins lucrativos.

Ambos significam, na prática, uma «comparticipação não reembolsável correspondente a uma fracção do valor das obras orçamentadas e realizadas, num montante de até 20% do valor máximo da despesa elegível», anuncia a CMS.

O executivo da CMS espera, através destes protocolos, articular a diversidade patrimonial do concelho, «concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo, de justiça e coesão social».

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

A «medida resulta de proposta do executivo municipal permanente liderado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS), Rosa Palma, que antes tinha merecido a aprovação unânime da CMS, em reunião ocorrida a 29 de Novembro».

O Município de Silves abdica, com esta isenção de taxas, de uma «receita estimada no valor de 226 mil euros», que irão agora ajudar os comerciantes a «combater o impacto negativo da paralisação económica adveniente do encerramento, da suspensão ou do condicionamento forçado da actividade dos estabelecimentos de comércio, de serviços e de restauração».

A CMS assume o apoio e a dinamização da actividade económica no concelho de Silves como uma das suas prioridades, tendo já «activado o Fundo de Emergência Social; diferido o pagamento das faturas de fornecimento de água e de saneamento, sem a cobrança de juros de mora, nem a cessação da prestação deste serviço público; a suspensão do prazo de cobrança de todas as taxas relativas ao licenciamento municipal de publicidade requerido por empresas publicitárias; e a isenção do pagamento e/ou redução das rendas para os concessionários e arrendatários comerciais de espaços municipais em 2020, 2021» e, agora, 2022.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui