Esta iniciativa, que apresenta um painel internacional, destina-se a alunos de mestrado, doutoramento e jovens investigadores em início de carreira, procurando proporcionar-lhes contactos através de trabalhos e discussões de grupo, bem como a oportunidade de os participantes apresentarem as suas investigações.
Várias iniciativas vão assinalar, no dia 15 de Agosto, os 807 anos da Vila Alentejana, fundada em 1214. O hastear da bandeira da Vila de Avis na Torre da Rainha, às 9h, dá início às comemorações. O aniversário deste município do Alto Alentejo contará ainda com a apresentação do livro de poesia, Avis – Um Lugar no Coração, da autoria de João Marques Costa, que decorrerá na Casa das Artes, com início às 17h30. Obra de um autor «avisense que, após se reformar das actividades na banca e no ensino, dedicou parte do seu tempo à escrita, repartindo este gosto pela História, em particular sobre a Ordem de Avis, a crónica e a poesia», informa a Câmara Municipal de Avis (CMA). Com início às 22h, segue-se o primeiro concerto de Pedro Mendes na sua terra natal, para apresentar o seu álbum de estreia Tempo. O espectáculo terá lugar no «emblemático Largo do Convento», anuncia o comunicado da CMA. Em cumprimento com as normas definidas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), o evento «tem lotação limitada, com bilhetes gratuitos que estarão disponíveis a partir de dia 10 de Agosto na recepção dos espaços museológicos (CIOA/MUSCA) e no serviço de atendimento do Município, sendo atribuído um máximo de dois bilhetes por pessoa». A fundação da Vila de Avis «começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização» e às suas características naturais, para que estes procedessem à construção de um castelo e de um convento, e se avançasse para o seu povoamento. «De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo». Do castelo original restam três torres e alguns segmentos da muralha, ainda com algumas das portas. A Assembleia Municipal de Avis aprovou, no final de Junho, um documento em que denunciava a falta de investimento do Governo na manutenção do património no concelho. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Local|
Avis comemora o seu 807.º aniversário
Contribui para uma boa ideia
O objectivo principal desta Escola de Verão (Summer School) é avaliar e discutir as diversas dinâmicas da periferização em constante mudança devido ao processo de integração global e regional, de transformação estrutural e desequilíbrios em relação ao centro.
O programa inclui também uma mesa-redonda, aberta ao público, sobre «Ordenamento do território, despovoamento e as respostas de política pública: uma perspectiva sobre Avis», a realizar no dia 7, entre as 14h30 e as 16h, na Biblioteca Municipal José Saramago.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui