São centenas as pessoas que diariamente circulam naquela via e as preocupações com a segurança não são de agora. «Os habitantes da freguesia de Brito pedem há anos que o Município de Guimarães proceda às obras necessárias para que a Rua São João Batista em Brito se torne numa via segura para automobilistas e para os peões», lê-se na moção entregue esta terça-feira, a que o AbrilAbril teve acesso.
Os 300 signatários frisam que esta é uma via com «elevado grau de perigosidade por não ter passeios e, os poucos que tem, não serem indicados para pessoas com mobilidade reduzida ou para a circulação de carrinhos de bebé». Apesar dos sucessivos pedidos por parte da população para tornar a circulação mais segura naquela rua, até agora «nada foi feito», mas «não se pode esperar que aconteçam mais tragédias», alertam.
Os moradores da São João Batista realçam que os «diversos problemas de mobilidade nesta rua podem ser identificados desde a Igreja de Brito até à conhecida «Recta da Chã». A falta de passadeiras ou passadeiras mal sinalizadas, falta de limpeza das bermas e ausência de passeios e bermas acessíveis são alguns dos aspectos denunciados.
Também na «Recta da Chã», adiantam, as árvores «não se encontram devidamente podadas e tratadas, o que se verifica há muitos anos, tapando a sinalização de trânsito, e as suas raízes levantaram o asfalto tornando a circulação de automóveis perigosa».
Os signatários exigem ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães que devolva a segurança às centenas de pessoas que ali circulam diariamente e tome medidas para uma correcção urgente dos problemas, desde logo tornando os sinais de trânsito mais visíveis, colocando semáforos de controle de velocidade e iluminando as passadeiras para peões.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui