Publicado no passado mês de Setembro, As casas das coisas é o mais recente livro de uma série iniciada por João Pedro Mésseder e Rachel Caiano em 2012 com Pequeno livro das coisas. Depois deste, os dois autores publicaram Tudo é sempre outra coisa (2013), De umas coisas nascem outras (2016), Olhos tropeçando em nuvens e outras coisas (2017), Canções do ar e das coisas altas (2018) e Coisas que gostam de coisas (2020).
A Escola da Noite recorda num comunicado que, «como sempre acontece», a dupla trabalha a partir de um «conjunto de perguntas inusitadas, feitas para estimular a curiosidade e a imaginação dos mais pequenos: "A casa da luz eléctrica será a escuridão? E a areia sem-abrigo, terá ela casa? Os livros possuem segunda habitação, de férias? E uma casa feita de cabelo, existe? Quando é que a bruxa má perde a casa? E o vampiro, muda às vezes de morada? Haverá coisa ou pessoa que não precise de casa, casinha ou casarão?».
«Numa época em que somos obrigados a reflectir sobre a forma como o direito à habitação está ou não a ser garantido no nosso país, Mésseder e Caiano propõem um novo e belo livro, cheio de "casario" e de "prosas pequeninas", que "desafia a pensar e onde a diversão e a poesia dão as mãos"», lê-se na nota.
A apresentação de As casas das coisas, editado pela Caminho, integra a programação dos Sábados para a Infância do TCSB. Assim, entre as 10h30 e as 12h deste sábado, a artista plástica e ilustradora Rachel Caiano dirige uma oficina de ilustração para crianças, a partir dos temas do livro e do seu próprio trabalho, utilizando materiais como o carvão vegetal, o pastel seco e técnicas como os carimbos, o recorte e a colagem. «Vamos desenhar casas grandes e casas pequenas, casas para gigantes e casas para anões, casas certas e casas erradas», revela a ilustradora.
Segue-se, entre as 12h e as 13h, a apresentação do livro pelos dois autores, numa sessão aberta ao público de todas as idades. A Escola da Noite informa ainda que na Livraria do Teatro estarão disponíveis para venda, com desconto, todos os sete títulos da série em que se insere o novo livro, para além de outras obras dos autores.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui