|Lisboa

A Voz do Operário celebra 141 anos com homenagem a Siza Vieira

A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário decidiu distinguir o arquitecto Álvaro Siza Vieira, no âmbito do 141.º aniversário da instituição. A sessão de homenagem decorre este sábado. 

CréditosJosé Coelho / Agência Lusa

A distinção de uma personalidade por ocasião do seu aniversário é já uma tradição d'A Voz do Operário, em Lisboa, que soprou as velas no passado dia 13 de Fevereiro. Este ano, a direcção decidiu distinguir Álvaro Siza Vieira, numa sessão marcada para sábado, 24 de Fevereiro, no Salão de Festas d'A Voz do Operário, na Graça, a partir das 19h. 

«Figura ímpar na arquitectura nacional e mundial», e «grande homem de Abril, com uma muito relevante intervenção cívica», assim descreve A Voz do Operário o multipremiado arquitecto português, nascido em Matosinhos, em 1933. 

Formado na Escola Superior de Belas Artes do Porto em 1955, onde também leccionou, Álvaro Joaquim Melo Siza Vieira participou no SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, programa estatal nascido pós-Revolução com o objectivo de superar as condições precárias que caracterizavam a habitação em Portugal, tendo então elaborado os projectos habitacionais da Bouça e São Victor, no Porto.

Das suas realizações, salienta-se a Casa de Chá – Restaurante da Boa Nova (Leça da Palmeira), classificada Monumento Nacional desde 2011, o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves no Porto e o Pavilhão de Portugal para a Expo'98. No plano internacional, é possível encontrar obra de Álvaro Siza Vieira em países como a Holanda Espanha, Itália, França, Brasil, Argentina, Cabo Verde, Coreia do Sul, EUA e México.

No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, A Voz do Operário programou um conjunto de actividades e iniciativas alusivas à Revolução dos Cravos, em que se inclui a comemoração do aniversário. Nascida em 1883 como Sociedade Cooperativa A Voz do Operário, a instituição possui actualmente valências no campo da educação e do apoio social, com actividade cultural permanente e diversificada, afirmando-se como forte impulsionadora do associativismo na cidade, com destaque para os arraiais de Santo António e para a sua Marcha Infantil.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui