A notícia chegou através de um ofício do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, onde se informa que foi aprovada a construção da Escola Básica e Secundária de Fernão Ferro, revelou a Câmara Municipal do Seixal, numa nota divulgada esta segunda-feira.
Informação que, recorda o município, surge depois de «muitos ofícios enviados e diversas diligências efectuadas pela Câmara Municipal do Seixal, depois de vários abaixo-assinados promovidos pela população da freguesia de Fernão Ferro, depois de muitas moções aprovadas na Assembleia Municipal do Seixal, depois de terem sido aprovadas na Assembleia da República várias recomendações ao Governo» para a construção de uma escola «fundamental para o desenvolvimento da freguesia».
Em Janeiro de 2020, o então presidente da autarquia, Joaquim Santos, em conjunto com uma comitiva composta pela Junta de Freguesia de Fernão Ferro e por pais e encarregados de educação, entregaram no Parlamento uma petição com mais de 4000 assinaturas a exigir a construção deste equipamento escolar. Segundo dados da altura, divulgados pelo município, viviam naquela freguesia mais de 17 mil habitantes, dos quais 2800 entre os zero e os 14 anos. Porém, o facto de não existir naquele território qualquer escola de 2.º e 3.º ciclos e secundária, obrigava as famílias a procurarem soluções fora da freguesia, e muitas vezes no concelho vizinho.
A Escola Básica e Secundária de Fernão Ferro será construída num terreno cedido pela Câmara do Seixal e o seu presidente, Paulo Silva, já fez saber que a autarquia vai iniciar todos os procedimentos necessários para que a construção seja uma realidade no mais curto prazo, prometendo prosseguir a luta enquanto isso não acontecer. Paulo Silva realça que o novo equipamento é «essencial para garantir a igualdade de acesso de todos os alunos do concelho a uma educação com qualidade».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui