Em Fevereiro do ano passado, com a permissão da directora Glória Sousa, foram afixadas duas faixas à porta do Agrupamento de Escolas (AE) Júlio Dinis em Gondomar. Nas faixas, enquadradas no contexto das reivindicações da carreira dos professores, era possível ler «Estamos a dar a aula mais importante das nossas vidas» e «Pela Escola Pública».
No cinquentenário do 25 de Abril, os direitos dos docentes ainda aparentam «indignar» muita gente, pois a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares instaurou um processo disciplinar contra a directora na sequência do ocorrido.
Glória Sousa foi penalizada com 20 dias de suspensão. No entanto, esta decisão ainda não foi cumprida, enquanto o Sindicato dos Professores do Norte (SPN/CGTP-IN) afirma, em nota, considerar a medida disciplinar um «acto censório e intimidatório que merece o nosso repúdio».
A estrutura sindical reafirma o apoio à directora convocando uma vigília de solidariedade para esta quinta-feira, 20 de Junho, pelas 21h junto ao AE Júlio Dinis. Por outro lado, compromete-se também com o apoio jurídico à directora para recorrer da decisão «junto do Ministro da Educação, Ciência e Inovação».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui