|Jogos Olímpicos

Melhor participação de sempre de Portugal nos Jogos Olímpicos

Chegaram ao fim os Jogos Olímpicos de Paris. A missão portuguesa arrecadou uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze e 14 diplomas.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência LUSA

Com poucas condições, pouco investimento público no desporto e praticamente nenhuma política desportiva estruturada, a missão olímpica portuguesa escreveu história e guiou o país à sua melhor participação de sempre em Jogos Olímpicos.

O medalheiro português foi inaugurado por Patrícia Sampaio, no judo, na categoria de até 78 quilogramas de peso. A atleta portuguesa alcançou o bronze depois de derrotar a judoca japonesa, Rika Takayama, através de um ippon.

Uma das medalhas de prata foi conquistada por Pedro Pichardo na modalidade do triplo salto. O atleta de 30 anos não se encontrava na melhor forma, apresentado dificuldades físicas, mas ainda assim conseguiu uma marca de 17m84, ficando a apenas dois centímetros do primeiro classificado.

A surpresa chegou no ciclismo de pista, com as medalhas de prata e ouro. Na sua estreia olímpica, Iúri Leitão, no velódromo Saint-Quentin-en-Yveniles, conquistou a sua primeira medalha de prata em omnium.

O ouro chegou na mesma modalidade, mas a pares e na categoria de madison, com Iúri Leitão a fazer parelha com Rui Oliveira que fez a sua estreia em ciclismo de pista. É a primeira vez que Portugal alcança ouro em alguma modalidade fora do atletismo.

A missão portuguesa arrecadou ainda 14 diplomas olímpicos, ou seja, viu 14 atletas acabarem entre os oito primeiros classificados.

Os jogos olímpicos começaram no passado dia 26 de Julho e Portugal levou na sua comitiva 73 atletas em 15 modalidades, sendo que 36 eram estreantes na competição.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui