No passado dia 25 de Junho, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL/CGTP-IN) e os trabalhadores da Administração Local e das Empresas Municipais e Concessionárias realizaram uma grande manifestação em Lisboa.
A acção de luta reivindicou a atribuição a mais trabalhadores e profissões o Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco (SIPR), face ao actual Suplemento Penosidade e Insalubridade, e garantia de actualização do seu valor; inclusão no SIPR da redução do horário de trabalho, a redução do tempo de trabalho para efeito de aposentação/reforma e o acréscimo dos dias de férias; ou a aplicação do SIPR a todos os trabalhadores do sector empresarial, sem prejuízo de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho mais favorável.
À data desta manifestação o STAL avisou que os trabalhadores não iam baixar os braços e partiu para mobilização de todos com o objectivo de intensificar a luta e conquistar mais direitos e melhores condições de vida e de trabalho.
Desta feita, o sindicato elaborou um abaixo-assinado e conseguiu a subscrição de 25 000 trabalhadores, uma forte adesão que revela bem a predisposição dos trabalhadores para corresponder ao apelo lançado.
De forma a entregar o documento, o STAL convocou uma manifestação no próximo dia 20 que partirá, às 10 horas da manhã do Jardim da Estrela e irá até à Residência Oficial do primeiro-ministro. Com esta acção, os trabalhadores e o sindicato afecto à CGTP-IN exigem o aumento imediato de todos os salários; um Salário Mínimo Nacional de 1000 euros em 2024; um subsídio refeição de 10,50 euros; a reposição dos 25 dias de férias; a valorização de todas as carreiras e profissões; e a revogação do sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui