Cumprindo com a palavra dada, a Carris confirmou na passada semana que os trabalhadores da CarrisBus serão integrados na empresa no dia 1 de Janeiro de 2025. A administração da empresa também transmitiu que irá iniciar os contactos com todos os trabalhadores da CarrisBus, de forma a serem assinados os contratos de trabalho com a Carris.
A notícia é avançada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) que no comunicado emitido, apesar de congratular os trabalhadores pela importante conquista após 18 anos de luta, coloca como condição para os novos contratos a salvaguarda de todos os direitos, nomeadamente a antiguidade e a contabilização dos anos nas respectivas carreiras profissionais, para efeitos de aplicação do Regulamento de Carreiras.
Também, segundo o comunicado da Fectrans, a 1 de Janeiro de 2025, o Acordo de Empresa da CarrisBus deixará de ter aplicabilidade e a todos os trabalhadores se aplicará na íntegra o Acordo de Empresa da Carris.
Com esta integração será atingida uma importante vitória. Desde a primeira hora que as estruturas sindicais se colocaram contra a segmentação da Carris, entendendo que «mais não visou do que criar as condições para a precarização das relações de trabalho». Para as mesmas, com a divisão da empresa de transportes e o fim do Acordo de Empresa da Carris, esse acordo deixou de se aplicar aos trabalhadores oficinais por consequência de um processo que visava a privatização da rodoviária, revertida no quadro da alteração da correlação de forças na Assembleia da República.
Para a Fectrans, a conquista alcançada ao fim de 18 anos, «significa que resistir é o primeiro passo para a vitória». A estrutura afecta à CGTP-IN garante, no entanto, que no novo quadro que se apresentará em Janeiro de 2025, a luta dos trabalhadores oficinais pela valorização dos salários e carreiras profissionais, a evolução para as 35 horas semanais e a criação de um subsídio compensatório, continuará agora no âmbito da negociação do Acordo de Empresa da Carris.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui