|inclusão

Évora aposta em orquestra sinfónica para promover inclusão de crianças e jovens

A Orquestra Geração Évora Planícies, projecto da Câmara Municipal de Évora destinado a promover a inclusão de menores de contextos sócio-económicos desfavorecidos, será implementada neste ano lectivo.

Créditos / CME

A «Orquestra Geração Évora Planícies | Música para a Inclusão Social» irá proporcionar o acesso gratuito à prática musical a 25 alunos da escola EB1 de São Mamede e ao mesmo número de estudantes da EB 2,3 de Santa Clara.

Enquanto entidade investidora, a Câmara Municipal de Évora afirma num comunicado que este é um projecto pedagógico «estruturante», enquadrado no Plano de Desenvolvimento social de Évora 2024- 2027». A promoção da intervenção e inclusão social, através das artes e cultura, «propiciando a melhoria do  acolhimento e sentimento de pertença à escola e ao território, de alunos em situação de vulnerabilidade social, incluindo os migrantes, são os grandes objectivos desta estrutura». A autarquia acrescenta que está já assegurada a articulação com a Orquestra Juvenil de Sopros e com o cronograma da Capital Europeia de Cultura, em 2027, adiantando que, no plano financeiro, há o objectivo de envolver mais parcerias e investidores sociais, e que o processo está «em fase de conversações. 

Considerado uma das melhores práticas sociais europeias, o projecto pedagógico Orquestra Geração é constituído por nove núcleos localizados na Área Metropolitana de Lisboa, mas, também, em Coimbra, Castanheira de Pêra e, agora, em Évora. O Município eborense afirma que as experiências em desenvolvimento no nosso país permitem concluir que a Orquestra Geração «proporciona uma maior aproximação à comunidade, através da ligação das escolas ao património e à cultura do seu território, contribuindo de forma significativa para combater o abandono e insucesso escolar». Por outro lado, realça, «contribui para a promoção da auto-estima das crianças e das suas famílias, do trabalho em grupo, da disciplina, do sentido de responsabilidade, e, finalmente, para a construção de projectos de vida dos alunos».  

O projecto será implementado neste ano lectivo e a contratação de professores de música para o projecto já está a decorrer, devendo os interessados em dar aulas de violino, violeta, violoncelo, contrabaixo, formação musical e expressão dramática solicitar mais informações até 1 de Dezembro. 

A Câmara Municipal de Évora revela que a «Orquestra Geração Évora Planícies | Música para a Inclusão Social» conta com a coordenação da Associação de Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal e «com o investimento social de primeiro nível» da autarquia, num valor que se situa «perto dos 55 mil euros e representa 20% do valor global do orçamento».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui