|Vitórias Laborais

Luta, resistência e conquistas: na ADP Fertilizantes há aumentos no subsídio de turno

Depois de se ter chegado a entendimentos relativos à actualização salarial após quatro dias de greve em Junho e dois dias de greve em Julho, os trabalhadores da ADP conquistam agora aumentos no subsídio de turno. 

ADP Fertilizantes 
Créditos / CGTP

«A única coisa que cai do céu é a chuva, o resto é luta»: esta frase cuja autoria se atribui a várias pessoas pode aplicar-se ao processo desenvolvido na ADP Fertilizantes. Nesta empresa, graças à determinação dos trabalhadores e à actuação firme do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA), foi anunciado  um aumento significativo no subsídio de turno. 

A informação foi avançada pelo sindicato que dá conta que o aumento foi garantido após negociações bem-sucedidas, somando-se aos reajustes salariais alcançados em Julho. Num acordo firmado entre a administração da empresa, os trabalhadores e seus representantes no mês de Outubro, foi definido um aumento de 30 euros para aqueles que operam em três turnos e de 15 euros para aqueles em dois turnos. 

Esta actualização no subsídio de turno era uma reivindicação histórica, finalmente atendida após anos de persistência. A Fiequimetal, federação que constituiu uma comissão negociadora, com os sindicatos SITE CSRA e SITE Sul que, liderou as negociações através de uma comissão composta pelos sindicatos SITE CSRA e SITE Sul, celebrou a vitória. 

A federação destacou que este avanço confirma um princípio já observado em outras empresas, como a Sacopor: negociar aumentos salariais não impede a discussão de outras reivindicações, sendo possível lutar por condições de trabalho melhores em diversos aspectos.

O aumento do subsídio de turno vem somar-se às conquistas obtidas em Julho, que incluíram um reajuste salarial de 4,7%, acrescido de 30 euros, e um aumento de 4,7% em outras matérias pecuniárias, além de um incremento adicional de 0,7% nas anuidades.

As lutas realizadas pelos trabalhadores nos dias 6 e 13 de Junho e a unidade demonstrada durante o processo foram determinantes para que essas melhorias nas condições de vida e trabalho se tornassem realidade. A conquista reflecte o poder da organização e mobilização colectiva.
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui