Metro de Lisboa vai passar por Santos e Estrela

Deve arrancar em 2018 a expansão da Linha Amarela do Metro de Lisboa com duas novas estações na Estrela e em Santos. O projecto está orçamentado em 215 milhões de euros. Prevê-se que a obra esteja concluída em 2021.

A notícia avançada pelo Público revela que o Governo já fechou os pormenores do plano de prolongamento da Linha Amarela, entre o Rato e o Cais do Sodré, e que as novas estações estarão a funcionar em 2021.

A estação da Estrela deve ser construída ao cimo da Calçada da Estrela, em frente ao Hospital Militar. Em Santos, a nova estação deve situar-se junto à Assembleia da República, entre o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e a Avenida D. Carlos I. 

O Governo já havia anunciado a expansão do Metro de Lisboa e do Porto. Na capital, as duas possibilidades eram o prolongamento da Linha Amarela até ao Cais do Sodré ou da Linha Vermelha até Alcântara.

Numa entrevista ao Público, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, explicou que a primeira opção foi a escolhida por «já haver a absoluta convicção sobre a sua forma de financiamento» e por dar resposta a um problema de mobilidade na cidade.

Cecília Sales, da Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa, considera que se trata de uma medida positiva porque alarga a mobilidade dos utentes e contribui para atenuar o «desequilíbrio» da rede.

Porém, ressalva que «a medida é anunciada sem que estejam resolvidos os problemas da circulação, do material e dos trabalhadores do metro» que têm vindo a afectar o dia-a-dia dos utentes. 

Recorde-se que nos meses de Outubro e Novembro esta comissão desenvolveu uma acção de 20 dias de luta por cada uma das carruagens paradas por falta de investimento.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui