|Sociedade Agrícola de Rio Frio

BCP e Parvalorem aprovam insolvência da Sociedade Agrícola de Rio Frio

Os trabalhadores da Sociedade Agrícola de Rio Frio estiveram ontem concentrados em frente ao Tribunal de Comércio de Setúbal, em luta para evitar os seus despedimentos e pela viabilização da empresa, enquanto era votado pelos credores um plano de insolvência.

A insolvência põe em causa os postos de trabalho e as habitações dos trabalhadores da Herdade de Rio Frio.
Créditos / Fiequimetal

Trabalhadores desta empresa do sector agrícola sediada no Pinhal Novo estiveram ontem, ao início da tarde, concentrados em frente ao Tribunal do Comércio de Setúbal, no momento em que decorria a assembleia de credores da Sociedade Agrícola de Rio Frio, onde se iria proceder à votação de um plano de insolvência.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul), esta acção dos trabalhadores ampliou «a posição dos representantes dos trabalhadores na assembleia», que exigiram alternativas ao plano de insolvência.

Este plano prevê o despedimento de 44 trabalhadores, para além de «colocar em causa a permanência destes nas habitações daquela importante unidade agropecuária e turística, sediada no concelho de Palmela e cujo território se estende também no concelho de Alcochete», referiu o sindicato.

Apesar de os representantes dos trabalhadores e os sindicatos terem votado contra o plano de insolvência, este foi aprovado pelo posicionamento dos dois maiores credores: a Parvalorem, empresa do Estado que gere activos oriundos do ex-BPN, e o Millenium BCP, banco que comprou a dívida da Herdade de Rio Frio à Segurança Social e ao fisco.

O SITE Sul informou que irá marcar um plenário de trabalhadores para discutir novas acções a desenvolver «em defesa dos postos de trabalho e das habitações onde vivem dezenas de famílias».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui