Na apresentação feita esta quarta-feira no Bar/Livraria do TCSB, o director artístico do projecto «Público x Lorca», Matilde Javier Círia, realçou que O Público, de Federico García Lorca, «é poesia pura traduzida em texto dramático». Como tal, considera que é «a obra perfeita» para trabalhar em conjunto «as diferentes linguagens do teatro físico, da dança e do teatro de texto», não obstante Lorca a ter considerado «irrepresentável», logo depois de a ter escrito, em 1933.
Uma obra que levanta inúmeras interrogações e à qual subjazem as ideias de transformação e morte, que o encenador aproveitou para a construção do espectáculo. «A peça não pára de dar-me imagens», afirmou Círia, salientando as «infinitas camadas» que é possível encontrar na obra de Lorca.
O trabalho é uma co-produção internacional, financiada pelo programa Iberescena, que reúne dez artistas oriundos da Costa Rica, Espanha, França e Portugal. Depois de uma primeira residência artística realizada em Espanha, o grupo está em Coimbra há cerca de duas semanas, onde decorrerá a estreia e a temporada inaugural de três dias, entre 16 e 18 de Novembro.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui