Na concentração promovida pela Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portimão, junto ao Hospital daquela localidade, foi denunciado um conjunto de problemas com que os utentes do Algarve se deparam no acesso à Saúde.
No topo das reivindicações colocam a reversão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que dizem ter sido «criado por questões meramente economicistas». Criticam o facto de se terem «reduzido valências e serviços nos Hospitais de Portimão e Lagos», e a sua concentração no Hospital de Faro, que, «sem condições, não suporta todos os serviços».
Os utentes exigem ainda «mais médicos e consultas», e a diminuição dos tempos de espera das consultas.
Durante o protesto, foi aprovada uma moção em que os utentes apelam à reversão do processo de criação do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, exigindo, em simultâneo, que se «recuperem e melhorem todos os serviços e valências dos hospitais de Faro e Portimão.
No documento, reivindicam igualmente a construção de um novo Hospital de Lagos e que as unidades hospitalares algarvias sejam dotadas de «recursos humanos, materiais e financeiros adequados à prestação de cuidados de saúde de qualidade».
Os utentes defendem ainda a necessidade de se proceder ao levantamento das necessidades de cuidados de saúde da população do Algarve, «com vista à apresentação de um plano integrado da reorganização dos serviços públicos de saúde, ao nível dos cuidados primários de saúde, cuidados hospitalares e cuidados continuados integrados, envolvendo na sua definição os contributos dos utentes».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui