|União Europeia-UE

Portugal continua no pódio dos mais endividados

A dívida pública portuguesa continua a ser a terceira mais elevada, em percentagem do PIB, de toda a União Europeia, apenas atrás da Grécia e de Itália e muito acima da média da zona euro.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, no final da apresentação do Programa de Estabilidade 2018-2022, no Ministério das Finanças, em Lisboa. 13 de Abril de 2018
CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA

Na zona euro, o rácio da dívida em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) recuou, entre Outubro e Dezembro de 2017, para os 86,7%, face aos 89,0% homólogos e aos 88,1% do terceiro trimestre.

Na União Europeia, a dívida pública recuou, também, para os 81,6% do PIB, quer em termos homólogos (83,3%), quer em cadeia (82,4%).

Portugal mantém a terceira maior dívida entre os estados-membros (125,7%), depois da Grécia (178,6%) e de Itália (131,8%).

O boletim do gabinete de estatísticas da UE mostra que a quebra homóloga (menos 4,2 pontos percentuais) e trimestral da dívida pública portuguesa (menos 4,9 pontos) foi insuficiente para retirar Portugal do topo dos países mais endividados da UE.


Com Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui