A greve de 25 de Maio dos trabalhadores da Saúde, que não incluí médicos e enfermeiros, foi adiada para 15 de Junho, após a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública ter assinado ontem um acordo com o Governo sobre os contratos individuais na Saúde.
Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, em declarações aos jornalistas, explicou que, na reunião desta segunda-feira realizada com o ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, foi alcançado um acordo para a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde, mas existem outras reivindicações que ainda não foram satisfeitas.
A dirigente explicou que o adiamento serve para dar tempo aos trabalhadores para se informarem devidamente do acordo alcançado, não estando desconvocada, visto persistirem ainda várias reivindicações por resolver.
Conforme noticiado no mês passado, os trabalhadores exigem a criação de uma carreira de técnico auxiliar de saúde, a valorização da questão da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, que «ficou aquém do que é justo», o «aumento geral dos salários» e a abertura de concursos, como resposta para a falta de pessoal que leva a ritmos de trabalho pesados.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui