|inspecção sanitária

Luta dos veterinários alcança luz verde do Governo

A greve dos médicos veterinários foi suspensa esta sexta-feira depois do compromisso assumido pelo Governo em matéria de carreira especial de inspecção sanitária. 

A federação denuncia «tentativas de desmobilização levadas a cabo por diversos responsáveis» da DGAV
CréditosPaulo Cunha / Agência Lusa

O entendimento com o Governo foi alcançado durante uma reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira.

No final do encontro, o secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, disse que o Governo concordou iniciar, a partir de 8 de Junho, um processo de discussão da criação da carreira especial de inspecção sanitária e de auxiliar de inspecção, uma das principais reivindicações dos sindicatos.

A par desta exigência, os médicos veterinários e os auxiliares de inspecção da Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) não aceitam que o Governo, perante a falta de profissionais no mapa de pessoal da DGAV,«concretize um processo de descarada municipalização das competências e de precarização do trabalho de inspecção sanitária, pondo em causa a saúde pública».

Tal como demos conta no início deste mês, estes profissionais reivindicam ainda a aplicação do despacho que determina que o centro de actividade funcional dos médicos veterinários e assistentes técnicos da inspecção sanitária deve ser fixado nas direcções de serviços regionais, divisões ou núcleos, em vez dos estabelecimentos de abate, desmancha e entrepostos.


Com Agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui