|greve

Trabalhadores da Servirail em protesto por aumentos nos salários

Os trabalhadores da Servirail, empresa concessionária dos bares dos comboios de longo curso, vão estar em greve a partir da próxima quinta-feira. Exigem aumentos salariais e a manutenção de direitos.

Comboios parados na estação de Santa Apolónia
CréditosMário Cruz / Agência Lusa

A greve por tempo indeterminado surge após, na última reunião negocial com o Sindicato da Hotelaria do Norte (SHN/CGTP-IN), a empresa ter evoluído em apenas um euro a sua proposta de actualização salarial, o que «não repõe sequer o valor da inflação registado em 2017», aponta o sindicato.

A estrutura denuncia ainda que a Servirail pretende reduzir brutalmente o pagamento do trabalho extraordinário de 100% para 25% na primeira hora e 35% nas restantes, assim como a redução para metade do pagamento do trabalho em dia de descanso ou feriado, de 100% para 50%.

A empresa quer igualmente retirar o direito à alimentação em espécie, que actualmente corresponde a duas sandes e dois sumos por dia, e ainda reduzir o pagamento do subsídio de alimentação apenas aos dias de trabalho efectivo (20 dias por mês, em vez de 22).

A Servirail foi a empresa que, após ser obrigada a reintegrar uma trabalhadora que tinha sido despedida, lhe impôs um horário de trabalho que fez com que esta acabasse por ver-se obrigada a pernoitar na estação de Braga, sem transporte para a sua área de residência e sem qualquer apoio. Após denúncia do sindicato, a trabalhadora viu garantido um alojamento suportado pela empresa sempre que a situação se repita.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui