Não é a história que se acaba, mas pelo menos um capítulo que se encerra na Global Media Group. Foi hoje assinado um memorando de entendimento para compra de alguns jornais e revistas da Global Media e a TSF. O negócio envolve um grupo de quatro empresários liderado por Diogo Freitas, da Officetotal Food Brands, de Ponte de Lima.
Ao que se sabe, os investidores vão, ao que tudo indica, deter o Jornal de Notícias, O JOGO, Revistas JN História, Notícias Magazine, Evasões e Volta ao Mundo e garantem que os salários de Janeiro vão ser já pagos. Os valores do negócio não são conhecidos.
Parece que para já a situação em que estavam os trabalhadores pode já ficar resolvida, mas a questão de fundo mantém-se: a comunicação social continua a manter-se na esfera privada e com isso, o trabalho jornalístico fica vulnerável aos ditames de quem tem o capital.
Sem se conseguir antever o futuro, desta vez sabe-se, pelo menos, a cara dos investidores, ao contrário do que se passava com o fundo de investimento abutre que detinha os títulos em questão. Ainda assim, não é de se esquecer que o ex-director da TSF, Domingos Andrade, disse na Assembleia da República, em Comissão Parlamentar, que foi pressionado pelo fundo de investimento World Opportunity Fund para dizer quem tinha aprovado a publicação de uma determinada notícia.
Resta agora acompanhar a evolução dos acontecimentos e ir avaliando a manutenção de uma gestão privada, até porque não se conhece muito sobre Diogo Freitas, para além do facto da sua empresa deter as bolachas da marca Saborosa e boa imprensa a seu favor.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui