De acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de Setembro estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 410 174 desempregados. Este número representa 74% de um total de 553 928 pedidos de emprego.
«O total de desempregados registados no País foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (+108 892; +36,1%) e face ao mês anterior (+843; +0,2%)», pode ler-se no relatório do IEFP.
Para o aumento do desemprego registado em Setembro, face ao mês homólogo de 2019, «contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário», de acordo com o mesmo relatório.
Do ponto de vista regional, no mês de Setembro, o desemprego registado aumentou na generalidade das regiões, com excepção para a Região Autónoma dos Açores. Dos aumentos homólogos, o mais pronunciado deu-se na região do Algarve (+157,5%). No oposto encontra-se a região dos Açores com -1,2%.
Os dados são relativos aos inscritos nos centros de emprego, não traduzindo todo o universo dos desempregados.
Com agência Lusa
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui