No passado dia 17 de setembro, Tiago Oliveira, Secretário-geral da CGTP-IN, marcou presença no plenário de trabalhadores dos call center de Castelo Branco, onde foram apresentadas várias reivindicações para a melhoria das condições laborais.
Os trabalhadores exigem a integração nos quadros das empresas utilizadoras e a aplicação do artigo 489º-A do Código do Trabalho, que regula a utilização de trabalhadores temporários. Entre as principais reivindicações estão o aumento salarial e do subsídio de refeição, a implementação de uma semana de trabalho de 35 horas e o aumento do tempo de pausa. Além disso, pedem horários e folgas que permitam uma melhor conciliação com a vida familiar, bem como um ambiente de trabalho digno, sem censuras ou discriminações.
Outros pontos abordados foram o cumprimento do prazo de processamento salarial, que deve ser feito até ao último dia útil de cada mês, e a solidariedade com os trabalhadores da empresa Reditus. Foi ainda manifestada oposição ao uso de outsourcing, considerado prejudicial tanto para os trabalhadores como para o país.
Os trabalhadores sublinham que, mesmo com décadas de experiência, muitos permanecem em condições precárias, recebendo o salário mínimo nacional, o que tem gerado grande descontentamento e frustração entre as equipas.
A mobilização dos trabalhadores não ficou por aqui. Após o plenário e toda a discussão nele tida, prova da grande unidade de classe existente, os trabalhadores realizaram ainda um desfile até à Segurança Social.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui