Após ter acordado com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) a revisão parcelar do acordo de empresa em Abril de 2021, «a Mesa da Santa Casa teima em não enviar o texto final para publicação em boletim de trabalho e emprego», lê-se num comunicado do SEP enviado ao AbrilAbril.
A situação é considerada «inadmissível», tanto mais que as alterações acordadas representam «pouco mais do que clarificações do acordo pre-existente, de 2016». Por outro lado, o SEP diz ser «intolerável» que a instituição se escude no orçamento do próximo ano para incumprir com as progressões devidas de 2020 e de anos anteriores, apesar de estarem orçamentadas.
A resposta a estas reivindicações teria evitado a greve que os trabalhadores cumprem esta quarta-feira, entre as 8h e as 24h. O sindicato regista que a paralisação acontece num momento de «maior vulnerabilidade das populações» e em que «mais enfermeiros, e mais motivados, são imprescindíveis nos diferentes serviços e unidades espalhadas pela região de Lisboa».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui