O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) anunciou em nota a recolha de assinaturas para exigir «a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros», independentemente do vínculo, bem como a realização de «mudanças essenciais na carreira agora publicada».
Segundo o sindicato, são várias as instituições que, na contabilização dos pontos para efeitos de progressão, atribuem zero ou um ponto a estes profissionais, entre 2004 e 2014. O SEP defende a atribuição de 1,5 pontos durante aquele período.
No âmbito das petições para o descongelamento das progressões e da carreira de enfermagem realizar-se-ão bancas de recolha de assinaturas nos Hospitais da Universidade de Coimbra. A partir de Agosto também será possível subscrever as petições online, informa o sindicato.
Para minimizar os danos da aplicação desta carreira, o SEP interveio junto dos grupos parlamentares, solicitando que estes suscitassem a apreciação da carreira no Parlamento, sendo que apenas o PCP e o BE o fizeram. Em conferência de líderes, PSD, CDS e PS votaram contra, inviabilizando que a carreira pudesse ser apreciada no plenário.
O sindicato adianta também que, após recolher o número de assinaturas necessárias, a petição será remetida à Assembleia da República com o objectivo de devolver aos órgãos de decisão a responsabilidade de alterar esta legislação.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui