|Desemprego

Taxa de desemprego mantém tendência de descida

Falta muito para recuperar emprego destruído desde a adesão à moeda única

O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que a taxa de desemprego tenha atingido o mínimo dos últimos 13 anos em Novembro passado, fixando-se em 8,2%. Quando o euro começou a circular, estava nos 5%.

Créditos / SintraNotícias

De acordo com informação divulgada hoje pelo INE, a taxa de desemprego em Outubro de 2017 foi de 8,4%, estimando a instituição uma descida de duas décimas em Novembro. Estes valores correspondem a mínimos desde Fevereiro de 2005 e Novembro de 2004, respectivamente.

A redução da taxa de desemprego, que superou os 17% com o anterior governo, entre 2012 e 2013, tem vindo a descer de forma mais acelerada desde o final de 2015. Em dois anos, o valor caiu cerca de quatro pontos percentuais e o número de desempregados baixou dos 500 mil.

No entanto, estes valores permanecem em níveis historicamente muito elevados. De acordo com as séries disponibilizadas pelo INE, que remontam a Fevereiro de 1998, apesar de o valor estimado para Novembro ser o mais baixo desde 2004, é mais elevado que todos os meses anteriores.

A partir dos números que constam das séries longas do Banco de Portugal, elaboradas com uma metodologia diferente dos cálculos do INE e com base anual, é preciso recuar aos anos da segunda intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal para encontrar níveis idênticos.

A taxa de desemprego entre os jovens com menos de 25 anos também continua bastante elevada, acima dos 20%, apesar da redução acentuada dos últimos dois anos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui