A Interjovem, organização da juventude trabalhadora da CGTP-IN, convocou para amanhã uma Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, que irá partir da Praça da Figueira em direcção à Assembleia da República.
A acção de luta invoca um momento emblemático da resistência juvenil em Portugal, quando em 1947, centenas de jovens reuniram-se num acampamento organizado pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil) em Bela Mandil, Algarve, sendo violentamente reprimidos pela PIDE.
Mantendo a luta vida e assinalando o dia à altura da história, a Interjovem propõe organizar os jovens de forma a reivindicar aumentos salariais significativos para recuperar o poder de compra; o fim da precariedade laboral e valorização das carreiras profissionais; o reforço dos serviços públicos, como o SNS e a escola pública; o direito à habitação e proteção social digna; e a revogação de leis laborais que prejudicam os trabalhadores.
No comício em frente à Assembleia da República, intervieram Gonçalo Paixão, da Interjovem, e Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN. «O caminho nos tempos mais próximos, só se fará de forma justa e com garantia de uma vida melhor para todos os que vivem e trabalham no país, com a valorização do trabalho e dos trabalhadores. Para isso, a luta dos trabalhadores é fundamental para construir uma outra política, que tenha os valores de Abril e a Constituição da República Portuguesa como alavancas para o futuro», pode ler-se no comunicado que relembra a manifestação.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui