|Indústria

Marcha em Évora por melhores condições de trabalho

Os trabalhadores dos principais sectores industriais do distrito vão participar numa marcha, esta segunda-feira, contra o ataque aos seus direitos «sob pretexto» do surto epidémico.

Créditos / CGTP-IN

A Fiequimetal, o SIESI e o SITE Sul vão realizar uma marcha em Évora amanhã, dia 22, às 17h30, para denunciar as «manobras patronais» que, a pretexto do surto epidémico de Covid-19, pretendem desregular horários, impôr férias e cortar nos salários aos trabalhadores dos principais sectores industriais do distrito.

A marcha, em «cordão humano», pretende também denunciar que os despedimentos não são «culpa do vírus» e lembrar que os trabalhadores com vínculos precários foram «descartados pelo patronato, quando este tem beneficiado de milhões de euros» de apoios públicos.

«Muitos trabalhadores têm visto os seus rendimentos reduzidos, seja por via do lay-off, seja pelas alterações unilaterais dos horários e consequente corte nos subsídios de turno e trabalho nocturno», pode ler-se na nota.

As estruturas sindicais exigem ainda melhores condições de segurança e higiene no trabalho, nomeadamente através do fornecimento de EPI e o cumprimento das normas da Direcção-Geral da Saúde.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui