Em nota divulgada, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML/CGTP-IN) diz ter tido conhecimento da intenção expressa pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) junto do Governo em equiparar bombeiros voluntários e bombeiros sapadores.
Para o STML, «é lamentável que a ANEPC se disponha a apresentar este tipo de proposta sem qualquer sustentabilidade na realidade operacional dos municípios onde existem bombeiros sapadores, ou corpos mistos».
O sindicato considera que, caso o Governo assuma esta posição, agravar-se-ão os problemas já existentes no comando de operações.
«Não se pode ignorar ingenuamente o risco implícito em colocar num mesmo patamar uma força cuja principal vocação assenta num acto de voluntariado e uma outra em sentido completamente contrário, porque assenta em pré-requisitos rígidos para a inclusão na carreira de bombeiro profissional, cujas competências únicas só são passíveis de adquirir em ambiente de formação específica, antes e durante a respectiva integração», pode ler-se na nota.
Acrescem as obrigações jurídicas-legais a que estão sujeitos os seus elementos e as corporações onde estão integrados, de carácter exclusivo e sem comparação com qualquer outra realidade laboral existente no País, lembra o STML.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui