Segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), mais de 75% dos trabalhadores da empresa metalúrgica Metalorigor Construções Metálicas, em Évora, subscreveram um abaixo-assinado para exigir mais qualidade nas refeições do refeitório e aplicação da contratação colectiva pela empresa.
A Metalorigor não paga subsídio de refeição aos seus trabalhadores e disponibiliza-lhes a refeição em géneros, mas, denuncia o sindicato, este serviço é assegurado por uma empresa prestadora de serviços «em condições de muito pouca qualidade», sendo cada vez maior o número de trabalhadores a levar comida de casa.
Na nota, a estrutura sindical refere que os trabalhadores exigem também a aplicação da contratação colectiva subscrita pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN), nomeadamente quanto à classificação dos trabalhadores nas categorias profissionais correctas e valorizando a antiguidade.
«O facto de a contratação não ser cumprida faz com que, nesta empresa, a maioria dos trabalhadores receba o salário mínimo nacional», pode ler-se no comunicado.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui