Maioria dos casos são de trabalhadores com vínculo precário

Risco de despedimento de 450 trabalhadores nas empresas fornecedoras da Autoeuropa

Estes postos de trabalho estão em risco, uma vez que a Autoeuropa decidiu reduzir a laboração em algumas áreas para um turno e coloca trabalhos a concurso.

O SITE-Sul afirma não entender a razão da decisão da Administração da Autoeuropa
Créditos

A decisão da Administração da Autoeuropa em reduzir para um turno em algumas áreas de produção e os trabalhos a concurso, «sem qualquer justificação», provocará a perda de mais de 450 postos de trabalho, nas empresas fornecedoras instaladas dentro e fora do Parque Industrial, denuncia o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul).

Segundo o sindicato, face à produção prevista, «continuamos sem entender qual a razão que justifica a tomada desta decisão por parte da Administração da Autoeuropa, não se preocupando esta com os efeitos que irá ter nas empresas fornecedoras».

O comunicado afirma que com a colocação a concurso pela Autoeuropa do trabalho actualmente efectuado pela Acciona e Logister, ficam em causa 130 postos de trabalho, uma vez que o caderno de encargos negociado não obriga a empresa que ganhou o concurso, a DHL, a ficar com os 280 trabalhadores.  

«A Volkswagen tem de ter em consideração e em atenção que as suas decisões têm consequências directas nas empresas do Parque Industrial e como tal deve contribuir para criar todas as condições necessárias para o crescimento do emprego e desenvolvimento económico da região e não o contrário», afirma o sindicato.

A maior parte dos trabalhadores que estão em vista de perder o seu emprego têm vínculo precário.

Face a esta situação, o sindicato já solicitou uma reunião ao Ministério da Economia, reuniu com quase todas as administrações das empresas do Parque Industrial, e pretende reunir com todos os Grupos Parlamentares. Compromete-se ainda a trabalhar em conjunto com todos as organizações representativas dos trabalhadores das empresas do Parque Industrial. As comissões trabalhadores da Aciona e Logister vão realizar plenários com os trabalhadores na próxima quarta-feira e decidir acções de protesto, caso a Autoeuropa e a DHL não alterem a sua posição.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui