O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL), conforme se pode ler no comunicado emitido, apela «à mobilização e participação de todos os trabalhadores, cuja unidade e determinação serão determinantes para assegurar e conquistar mais direitos e melhores condições de trabalho e de vida».
Para além do desfile, será também entregue um abaixo-assinado com as reivindicações dos trabalhadores que reúne milhares de assinaturas, algo que o STAL considera ser «revelador» do «profundo descontentamento» sentido.
Segundo o sindicato, «é fundamental valorizar as profissões e compensar justamente os trabalhadores que prestam serviços públicos essenciais à população», nomeadamente através de um suplemento de penosidade, insalubridade que corresponda ao que é justo. Mesmo reconhecendo que o facto deste estar a ser aplicado é uma conquista de uma luta levada a cabo ao longo dos últimos 30 anos, o STAL sublinha que este abrange apenas alguns trabalhadores de uma única categoria e não inclui o «factor risco», elemento presente em muitas profissões da Administração Local.
Os trabalhadores reclamam ainda mais dias de férias, a redução do horário de trabalho e do tempo de serviço para atingir a idade legal da reforma, ou a regulamentação do suplemento de disponibilidade e piquete.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui