Os trabalhadores da STCP, empresa tutelada pelo Ministério do Ambiente, continuam a não ver cumprido o acordo assinado com os seus representantes para a actualização dos salários desde Janeiro de 2020, denuncia a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN).
Apesar de, em Maio, o ministro João Pedro Matos Fernandes ter afirmado que «o acordo firmado é para respeitar», e ter reconhecido que «o mesmo foi sério e nos pressupostos que estavam estabelecidos», a sua aplicação continua bloqueada, com prejuízos para os trabalhadores, já que esta é uma verba consignada no orçamento da empresa para este ano.
Segundo a estrutura sindical, a empresa argumenta que está «à espera que haja a transferência total [da verba] para os municípios» para que o acordo seja implementado.
No entanto, a Fectrans defende que «o Estado tem como uma das suas funções garantir o direito à contratação colectiva, pelo que não pode ser o mesmo Estado a não cumprir com aquilo a que está obrigado».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui