Representantes dos sindicatos Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA/CGTP-IN) e Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN), num comunicado recente, acusam a administração de «distinguir entre trabalhadores “produtivos” e “improdutivos”» de maneira injusta, tratando-os como «filhos e enteados», num sector onde todos contribuem para o resultado da empresa.
De acordo com o comunicado, enquanto os salários mais baixos tiveram algum reajuste, mais de 200 trabalhadores, cerca de 53% do quadro de trabalhadores, têm seus salários médios congelados, o que amplia as disparidades internas. Aproximadamente 33% dos trabalhadores ainda recebem salários-base abaixo de mil euros, mesmo num cenário de lucros crescentes. Em 2022, a PSA Retail, nome anterior da Stellantis&You, registrou um lucro líquido de 1368235 euros; já em 2023, com o aumento no número de funcionários, esse lucro subiu para 1489409 euros.
Apesar desses resultados, a Comissão Intersindical denuncia que os ganhos financeiros da Stellantis&You não se têm reflectido em aumentos salariais adequados, tornando-se insuficientes diante das crescentes dificuldades económicas enfrentadas pelos trabalhadores. Além disso, apontam que as atualizações salariais dos últimos anos não incluíram retroactividade a Janeiro, uma prática que a comissão considera essencial para que os funcionários recebam integralmente os valores a que têm direito.
A Comissão Intersindical exige que a empresa reveja as políticas adoptadas e promova uma distribuição de riqueza mais justa, alinhada ao crescimento financeiro alcançado pela Stellantis&You.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui