|aumentos salariais

Tegopi obrigada a aumento salarial de 30 euros

Os trabalhadores da Tegopi conseguiram, depois de vários protestos, um aumento de 30 euros e a eliminação progressiva da desigualdade salarial na empresa.

Os trabalhadores da Tegopi realizaram vários protestos no mês de Maio
Créditos / SITE Norte

Os trabalhadores desta metalomecânica de Vila Nova de Gaia fizeram, durante vários dias em Maio, greve de uma hora por turno e concentraram-se à porta da empresa.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte (SITE Norte/CGTP-IN) afirma num comunicado que foram estes protestos que determinaram que, no final do mês de Maio, os trabalhadores vissem os seus salários aumentados em 30 euros no mínimo, muitos dos quais «mais que duplicaram esses valores».

O sindicato dá o exemplo de um trabalhador de grau 8, que auferia um salário de 640 euros; com o aumento de 30 euros mais 30 euros de acerto passou a ter um salário base de 700 euros. Assim, os trabalhadores de grau 9 passam a auferir 600 euros como salário base, os trabalhadores de grau 8 passam a ter um salário base de 700 euros, e os trabalhadores de grau 7 passam a receber 800 euros.

A estrutura sindical afirma que os trabalhadores «continuam a reivindicar melhores condições de trabalho» e que «as desigualdades sociais ainda continuam, fruto de uma avaliação de desempenho que a empresa aplica», contendo «muitas injustiças».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui