|Global Media Group

Trabalhadores do jornalismo solidarizam-se com colegas em recibos verdes

Vigílias solidárias aos trabalhadores com vínculos precários na Global Media Group acontecem nesta quarta-feira no Porto e Lisboa. A empresa não paga os salários desde Abril.

Greve de 24h nos veículos de imprensa do Global Media Group. Janeiro de 2024.
Greve de 24 horas nos veículos de imprensa do Global Media Group. Janeiro de 2024. CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA

Com o subsídio de Natal de 2023 ainda por receber e com os trabalhadores em recibos verdes sem salários desde Abril último, o Sindicato dos Jornalistas convocou duas vigílias para o dia de hoje. Esta é mais uma das acções de denúncia dos profissionais da Global Media Group que tem sucessivamente faltado com os salários a estes prestadores de serviço.

|

Sindicato dos Jornalistas pede reunião com Governo para discutir situação da GMG

Pode ter caído no esquecimento, mas ainda não está resolvido. O Sindicato dos Jornalistas pediu uma reunião urgente ao Governo para discutir a situação dos trabalhadores da Global Media Group, denunciando que há jornalistas com dois meses de vencimento em atraso.

CréditosEstela Silva / Lusa

O pedido de reunião foi feito ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, que tutela a comunicação social, com o objetivo de informar a tutela sobre a «grave situação» que afeta centenas de trabalhadores a recibos verdes do grupo, conhecidos na empresa como «colaboradores», explicou o Sindicato dos Jornalistas (SJ), em comunicado.

«O SJ, antecipando uma resposta positiva do ministro, pretende clarificar junto da tutela a situação destas pessoas e expressar ao ministro a importância de não deixar esquecidos os pagamentos a estas pessoas, agora e depois de concretizado o negócio da venda de parte dos títulos do Global Media Group», sublinhou.

Segundo o mesmo, «há jornalistas com dois meses de vencimentos em atraso, de acordo com a prática instituída na empresa, e que o SJ sempre contestou, de pagar ao dia 10 do mês seguinte às pessoas sem vínculo laboral permanente». 

O caso assume contornos preocupantes já que o sindicato denuncia que há cerca de 100 pessoas à espera de receber os montantes correspondentes ao mês de Março, que teriam de ser pagos até de Abril. 

Importa relembrar que esta situação não é nova e para o Sindicato, «o pesadelo e o sofrimento agudizam-se a partir de hoje, pois passou mais um mês, sem que a administração do GMG tenha conseguido encontrar uma solução ou tenha dado uma resposta cabal aos trabalhadores».

Não deixa de ser caricato que, apesar da Autoridade da Concorrência e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social terem dado o aval para a compra do Jornal de Notícias (JN), Jornal de Notícias História e os 'sites' NTV e Delas, Notícias Magazine, o desportivo O Jogo, Volta ao Mundo e Evasões por parte do Notícias Ilimitada, a operação não sei tenha realizado e, no entanto a administração da Global Media Group ter avançado com investimentos no DN, depois de uma ronda de despedimentos. 

O SJ considera, pois, que a operação de compra se deve concluir de forma célere, caso contrário «é deixar à fome as largas dezenas de pessoas que têm agora dois salários em atraso e voltando a atirar para as garras da ansiedade aqueles que tiveram a sorte de receber o mês de Março, num processo que cuja discricionariedade não se entende, com uma frieza que não se pode tolerar».
 

Tipo de Artigo: 
Notícia
Imagem Principal: 
Mostrar / Esconder Lead: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Imagem: 
Mostrar
Mostrar / Esconder Vídeo: 
Esconder
Mostrar / Esconder Estado do Artigo: 
Mostrar
Mostrar/ Esconder Autor: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Publicação: 
Esconder
Mostrar / Esconder Data de Actualização: 
Esconder
Estilo de Artigo: 
Normal

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui

O grupo de comunicação obteve  recentemente, pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a permissão para a venda de parte de suas acções para a Notícias Ilimitadas. Em comunicado à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Comunicação Audiovisual, que estará presente nas vigílias, afirma que «o anunciado atraso no negócio para a compra de títulos do Global Media Group pela Notícias Ilimitada não pode servir de desculpa para continuar a atrasar os pagamentos que a eles têm direito e ainda não os receberam.»

As vigílias ocorrerão em simultâneo às 17h na Rua Tomás da Fonseca, junto à Torre E em Lisboa e na Rua Monte dos Burgos, à frente do Edifício do JN no Porto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui