Em comunicado divulgado, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab/CGTP-IN) denuncia que, depois de receberem propostas de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para ocupar os mesmos postos de trabalho, alguns trabalhadores contactaram a empresa que alegou tratar-se de um «erro processual».
Para o sindicato, esta situação «põe a nu a contínua fragilização dos direitos dos trabalhadores», devendo «envergonhar» os sistemas judiciário e político por terem permitido a concretização de um processo de insolvência em que o perdão de dívida envolveu dinheiro dos contribuintes, sem que se tenha garantido a manutenção dos empregos.
O Sintab reafirma a sua posição de que o despedimento se apresentava em contraciclo com a recuperação económica da empresa e representava «a vontade de se ver livre daqueles trabalhadores que haviam ousado assumir espírito reivindicativo».
O grupo Sousacamp é o líder nacional no cultivo e comercialização de cogumelos, que detém cerca de 90% do mercado nacional.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui