|direitos dos trabalhadores

Trabalhadores recusam qualquer perda de retribuição na Autoeuropa

Face à pandemia de Covid-19, o SITE Sul questionou a administração da Autoeuropa sobre medidas para conter a propagação do vírus, sem que os trabalhadores sofram perda de remuneração.

CréditosMário Cruz / Agência LUSA

Em comunicado distribuído nas empresas, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) informa que interrogou as entidades patronais sobre o plano de contingência face ao surto de Covid-19 e se estão a seguir as medidas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde.

Face à decisão do Governo de encerrar estabelecimentos de ensino público e privado a partir desta segunda-feira, o sindicato quer saber quais as medidas que a direcção pretende adoptar para que os trabalhadores prestem assistência aos seus filhos sem perda de retribuição e sem pôr em causa a sua saúde.

«A melhor forma de proteger a saúde dos trabalhadores e suas famílias [...] é a administração da Autoeuropa dar aos trabalhadores a possibilidade de utilizarem os down days [dias de não produção] ou, em alternativa, que as empresas assegurem que os trabalhadores não tenham qualquer perda da sua retribuição», pode ler-se na nota.

Ontem, acabou por não haver produção pelo facto de a maior parte dos trabalhadores ter ficado em casa de assitência à família. A administração da fábrica ainda tentou ajustar a produção a um nível mais baixo, mas acabou por suspender a laboração, depois de se perceber que nenhum dos três turnos diários poderia ser assegurado.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui