Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Bolívia

Bolívia e China negoceiam acordo sobre indústria do lítio

A empresa estatal Yacimientos de Litio Bolivianos deu início, esta segunda-feira, às negociações com a chinesa Citic Guoan, para a instalação de uma unidade industrial de extracção directa de lítio (EDL) em Potosí.

O Salar de Uyuni possui as maiores reservas conhecidas de lítio no mundo
Salar de Uyuni, Bolívia Créditos / Wanderlust

A presidente da Empresa Pública Nacional Estratégica YLB, Karla Calderón, afirmou que as negociações têm lugar depois de terem sido conhecidos os resultados de viabilidade para a instalação da fábrica.

«Depois de ter abordado a questão da viabilidade técnica, estamos a sentar-nos à mesa das negociações com a empresa Citic, estão a ser vistos factores financeiros, económicos, de investimento e de tempo de implementação», explicou, citada pela Agencia Boliviana de Información (ABI).

Calderón sublinhou que o objectivo «é obter o maior benefício tanto para o Estado boliviano como para a empresa investidora».

Karla Calderón, presidente da empresa estatal YLB / ABI

Acrescentou que as negociações ocorrem no quadro do modelo que o país andino-amazónico classifica como «soberano», em que «se protege a propriedade do recurso evaporítico para o povo boliviano».

Uma vez alcançado um acordo com a empresa chinesa, o contrato será elaborado e enviado à Assembleia Legislativa Plurinacional para a sua aprovação, disse ainda a responsável.

 A empresa chinesa é uma das que participaram no primeiro concurso internacional para a selecção de tecnologia de extracção directa de lítio (EDL).

Em Junho de 2023, assinou um acordo com a YLB para a realização de estudos técnicos que possibilitem a construção de uma unidade industrial de carbonato de lítio, com capacidade até 25 mil toneladas anuais, indica a ABI.

«Os resultados (dos estudos) foram bastante favoráveis, evidenciando a viabilidade técnica, a disponibilidade de salmoura e a questão da água, que é bastante importante, e, obviamente, a possível localização da fábrica nesta região», informou Karla Calderón.

Na semana passada, os técnicos da YLB e da empresa Citic partilharam os resultados dos estudos de viabilidade com representantes de 11 ayllus (organização tradicional indígena) de pelo menos 39 comunidades do Norte do Salar de Uyuni, numa reunião que teve lugar na comunidade Nueva Esperanza, do Distrito Municipal Indígena de Coroma, refere a ABI.

No Salar de Uyuni – situado nos desertos montanhosos de Potosí e Oruro, na Bolívia – encontram-se as maiores reservas conhecidas de lítio do planeta (estima-se que 50%). Trata-se de um dos vértices do chamado Triângulo do Lítio, que abrange também os salares del Hombre Muerto e de Arizaro, na Argentina, e o de Atacama, no Chile.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui