|cooperação

«China e Vietname devem navegar juntos no mesmo navio do socialismo»

A afirmação foi feita, esta quarta-feira, por Xi Jinping, no decorrer de uma visita de Estado de dois dias ao Vietname, em que foram subscritos múltiplos acordos e debatidas questões-chave em várias áreas.

Xi Jinping, presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China, reúne-se em Hanói, a 13 de Dezembro de 2023, com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh 
CréditosShen Hong / Xinhua

Ao encontrar-se, ontem, em Hanói, com o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que ambas as partes devem estar alerta e opor-se a quaisquer tentativas de desestabilizar a região Ásia-Pacífico, bem como reforçar a coordenação e a cooperação em questões internacionais.

No encontro, o chefe de Estado chinês destacou os avanços constantes nas relações China-Vietname. A este respeito, evocou a assinatura, no dia anterior, de várias dezenas de documentos de cooperação entre os dois países, na sua presença e na do secretário-geral do Partido Comunista do Vietname (PCV), Nguyen Phu Trong, tendo sublinhado que a abrangência dos acordos reflecte inteiramente a amplitude e a profundidade das relações bilaterais, refere a Xinhua.

O primeiro-ministro do Vietname, Pham Minh Chinh (à dir.), cumprimenta o Presidente da China, Xi Jinping, em Hanói, a 13 de Dezembro de 2023 // Pang Xinglei / Xinhua

A China e o Vietname têm ideais e convicções comuns e desfrutam de um futuro partilhado, defendeu, frisando que se abre uma nova era para as relações China-Vietname, com maiores benefícios para os dois povos e com contributos positivos para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região e mais além, disse Xi.

Futuro partilhado com significado estratégico

Da mesma forma, ao reunir-se, também ontem, com o Presidente do Vietname, Vo Van Thuong, Xi Jinping destacou a importância dos acordos alcançados na véspera na presença do secretário-geral do PCV, notando que os dois países vão construir uma comunidade China-Vietname com um futuro partilhado que possua significado estratégico.

Para alcançar esse propósito, o presidente chinês defendeu, na presença do seu homólogo vietnamita, a necessidade de reforçar a orientação política, aumentar a solidariedade e a cooperação, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, comunicar melhor com o povo e gerir de forma adequada as diferenças.

Por seu lado, o Presidente Vo Van Thuong destacou a importância da visita de Estado de Xi ao Vietname – a primeira desde 2017 –, bem como o anúncio feito na terça-feira de que os secretários-gerais do Partido Comunista da China e do PCV haviam concordado em construir uma comunidade China-Vietname com um futuro partilhado que possua significado estratégico.

Xi Jinping, presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China, reúne-se em Hanói, a 13 de Dezembro de 2023, com o Presidente do Vietname, Vo Van Thuong // Liu Weibing / Xinhua

«Sob a orientação estratégica insubstituível de Trong e Xi, a relação Vietname-China nunca foi tão abrangente, profunda e amigável como é hoje», disse o presidente vietnamita, citado pela Xinhua.

«As relações Vietname-China são sólidas como pedra e nenhuma força externa pode semear discórdia, perturbar ou minar estas relações bilaterais», disse Vo Van Thuong, acrescentando que o seu país está pronto para abordar de «forma adequada as divergências marítimas com um espírito de respeito mútuo e cooperação vantajosa para todos».

Tal como o primeiro-ministro, Pham Minh Chinh, o presidente do Vietname afirmou que o seu país está «comprometido com a política de Uma Só China», tendo ainda valorizado as iniciativas sobre desenvolvimento mundial, segurança e civilização propostas por Xi Jinping, a quem felicitou pelo êxito da Iniciativa Cinturão e Rota.​

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui