Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|México

Claudia Sheinbaum vence as eleições presidenciais no México

A candidata da coligação progressista Continuemos a Fazer História torna-se a primeira mulher a aceder à Presidência do México, ao obter entre 58% e 60% dos votos nas eleições celebradas este domingo.

A virtual vencedora das eleições presidenciais mexicanas agradece aos seus apoiantes na Cidade do México CréditosCristina Rodríguez / La Jornada

Sheinbaum fica bem à frente da candidata da oposição de direita Berta Xóchitl Gálvez, que apenas deverá alcançar entre 26,6 e 28,6% dos votos, de acordo com dados oficiais (contagem rápida) do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México.

Por seu lado, o INE refere que Jorge Álvarez, do Movimiento Ciudadano, se situa em terceiro lugar, devendo obter entre 9,9 e 10,8% do sufrágio.

Ao anunciar estes dados, Guadalupe Taddei, conselheira presidente do INE, disse ainda que a participação se situa entre 60 e os 61,5%.

Cerca de 98 milhões de cidadãos podiam votar, este domingo, para a eleição de mais de 20 mil cargos, incluindo a Presidência, nove governadores, 128 senadores, 500 deputados federais e milhares de cargos a nível local.

«Vou tornar-me a primeira mulher presidente do México»

«Vou tornar-me a primeira mulher presidente do México», disse Claudia Sheinbaum ao discursar num hotel da Cidade do México, depois de já ter recebido chamadas dos seus adversários a reconhecer a sua vitória eleitoral e a felicitá-la, bem como do presidente Andrés Manuel López Obrador, refere La Jornada.

Na mesma ocasião, anunciou que os partidos da coligação Sigamos Haciendo Historia – Movimento para a Regeneração Nacional (Morena), Partido do Trabalho e Partido Verde – obteve uma «maioria qualificada» na Câmara dos Deputados e «muito provavelmente no Senado».

A virtual vencedora das eleições presidenciais mexicanas referiu-se a López Obrador como «um homem excepcional, único, que transformou para bem a história do nosso país» e agradeceu aos milhões de mexicanos que, ao votarem na sua coligação, decidiram apoiar o avanço da Quarta Transformação.

«É o reconhecimento do povo do México à nossa história, mas sobretudo ao nosso projecto de país», afirmou Sheinbaum, que disse «defender e trabalhar pelo interesse supremo do povo mexicano e do país».

Sheinbaum prometeu um caminho de paz e harmonia, «para continuar a construir um México justo e mais próspero», sublinhando que o seu governo será «honesto», «sem corrupção ou impunidade».

A nível internacional, indicou que irá dar continuidade a uma política externa assente nos princípios de não intervenção, cooperação internacional para o desenvolvimento, autodeterminação dos povos e construção da Paz.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui