«Unidades do Exército Árabe Sírio (EAS), em conjunto com forças aliadas e de apoio, conseguiram cumprir a missão de libertar completamente a cidade de Deir ez-Zor dos terroristas do Daesh», disse hoje uma fonte militar à agência Sana.
A mesma fonte acrescentou que «um grande número de terroristas do chamado Estado Islâmico, incluindo os comandantes, foram mortos no decorrer da ofensiva» e que «um grande número de armas e equipamento foi destruído». As tropas do EAS e seus aliados encontraram depósitos de armas do Daesh em vários bairros da cidade, refere ainda a Sana.
Antes, o gabinete de informação militar do Hezbollah também noticiou a ofensiva das forças sírias sobre as últimas posições do Daesh na zona oriental da cidade, numa altura em que tinham sido libertados os bairros de al-Hamidiya, Sheikh Yassin, al-Ardhi e al-Rashidia, e em que faltava apenas conquistar o de al-Hawiqa, indica a PressTV.
A libertação total da cidade, hoje anunciada, culmina uma ofensiva lançada pelas forças de Damasco, com o apoio da aviação russa, há dois meses, depois de o EAS e de os seus aliados terem conseguido pôr fim ao cerco de quase três anos imposto pelo Daesh à cidade.
O Comando Geral das Forças Armadas sírias atribuiu grande significado à libertação de Deir ez-Zor, na medida em que se trata da capital da província homónima, rica em petróleo e gás, e com uma importante localização estratégica, no Leste do país, junto à fronteira com o Iraque.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui