Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Rússia

Fotógrafo sírio vence prémio do público no Concurso Andrei Sténin

No final de Julho, terminou a votação online do Concurso Andrei Sténin, que destacou o trabalho apresentado pelo fotojornalista sírio Karam al-Masri, com o título «Tragédia sem fim».

«Never-ending Tragedy», do sírio Karam al-Masri, obteve o prémio online do Concurso Andrei Stenin CréditosKaram al-Masri / stenincontest.com

O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Sténin (http://stenincontest.com), que tem o nome do fotojornalista russo morto no Donbass, em Agosto de 2014, concluiu a fase da votação online a 31 de Julho, com a vitória a ser atribuída a um registo do sírio Karam al-Masri.

Sobre a peça, intitulada «Tragédia sem fim», o autor diz que se trata de uma mulher no meio dos escombros, a olhar para o que resta da sua casa em Jandaris, destruída pelo devastador terramoto e destaca que esse desastre «trouxe mais sofrimento ao povo da Síria», atingindo áreas que nem a guerra tinha conseguido.

O segundo lugar na votação online coube a «Lily Flowers», de Aung Chan Thar (Myanmar) e o terceiro foi para «A Girl near of Ocean», de Muhammed Shamim Ul Islam (Bangladesh).

Já nos quarto e quinto lugares o público distinguiu dois trabalhos de fotojornalistas russos: «Window of Time», de Alexandra Novitskaya, e a série «Light for the World», de Sergei Alekseyev, indica a organização.

«Lily Flowers», de Aung Chan Thar (Myanmar), ficou em segundo lugar // stenincontest.com

Em meados de Junho, os responsáveis do concurso internacional para fotojornalistas jovens anunciaram os finalistas, com representantes de dez países, em que se incluíam pela primeira vez fotojornalistas da Síria, da África do Sul e de Myanmar.

A actual edição da iniciativa – a décima – tem cinco categorias. Às quatro já existentes – «Notícias de Topo», «Desportos», «O Meu Planeta» e «Retrato. Um Herói do Nosso Tempo» –, junta-se a «Vista de cima», anunciou a organização, que irá atribuir 700 mil rublos (cerca de 7300 euros) ao vencedor do Grande Prémio, a ser anunciado em Setembro próximo.

O número de participantes no concurso tem aumentado de ano para ano, e, em 2024, o júri seleccionou os finalistas a partir de cerca de 2000 trabalhos de 557 autores de 36 países, como China, França, Índia, Irão, Itália, Polónia, Rússia, México, EUA, Reino Unido, Espanha, Síria, Equador ou África do Sul, refere a Sputnik.

Descobrir e valorizar novos talentos jovens

O Concurso Internacional de Fotojornalismo Andrei Sténin, que se realiza anualmente, tem como objectivos primordiais descobrir e valorizar novos talentos jovens (dos 18 aos 33 anos) na área do fotojornalismo, bem como chamar a atenção para os desafios da fotografia de imprensa na actualidade.

O certame, organizado pela Rossiya Segodnya, sob o patrocínio da Comissão da Federação Russa para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tem ganho maior estrutura e dimensão com os anos.

«A Girl Near of Ocean», de Muhammed Shamim Ul Islam (Bangladesh), ficou em terceiro lugar // stenincontest.com

A isto não é estranho o facto de, ao longo da sua década de existência, ter promovido a apresentação das peças vencedoras em dezenas de países, da Argentina, do Uruguai e da Colômbia à República Democrática do Congo, à Turquia e ao Líbano.

Entre os principais parceiros mediáticos do certame, a nível russo, contam-se a Vgtrk (empresa estatal de televisão e rádio), o portal Smotrim, a cadeia de TV pública Rossiya-Cultura, e o canal de TV Moskva 24.

O concurso conta ainda com apoio de vários órgãos internacionais, como a agência noticiosa e rádio Sputnik, a cadeia de TV e o portal da Russia Today (RT), o grupo mediático Independent Media e a agência de notícias ANA (ambos da África do Sul), o Shanghai United Media Group, o portal do periódico China Daily e o portal de The Paper (todos da China), e a rede pan-árabe Al Mayadeen (Líbano).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui