O anúncio do presidente e também ministro das Finanças, feito esta segunda-feira no parlamento de Colombo durante a apresentação do Orçamento para 2025, contempla «investimentos significativos no sector da Educação», centrando-se no desenvolvimento das infra-estruturas, na modernização, em bolsas de estudo e na melhoria do acesso para estudantes de todos os níveis de ensino.
Segundo refere o portal themorning.lk, uma parte substancial das verbas destinadas ao sector visam o desenvolvimento do Ensino Superior, procurando que os estudantes universitários usufruam de melhores instalações, de mais recursos e de melhor ensino.
Ainda nesta área, o orçamento governamental contempla o reforço das verbas destinadas às bolsas de estudo e cria um novo programa de bolsas para os estudantes com melhor desempenho, facultando-lhes a possibilidade de completarem as licenciaturas em universidades internacionais de primeiro nível.
Outro objectivo declarado pelo chefe de Estado que tomou posse em Setembro de 2024 é o do reforço da educação pré-escolar no país insular, nomeadamente por via de uma maior dotação orçamental, que visa a melhoria do programa de nutrição pré-escolar, a criação de um centro modelo de educação infantil e a valorização salarial dos docentes nesta etapa do ensino.
Para melhorar a acessibilidade dos alunos do ensino primário, o governo do Sri Lanka propôs desenvolver um sistema em que as escolas se localizem num raio de três quilómetros das casas das crianças ou dos locais de trabalho dos pais.
Neste sentido e tendo em conta as disparidades existentes no país no que respeita à distribuição das escolas, será lançado um plano nacional para rever esta situação, distribuindo as unidades de ensino conforme as necessidades.
Ainda de acordo com a fonte, o executivo cingalês pretende incrementar o valor das bolsas de estudo nos vários níveis de ensino, incluindo as dos estudantes de famílias com baixos rendimentos, e reforçar o valor dos subsídios atribuídos a estudantes de «escolas desportivas» e de ensino profissional.
Foram também anunciadas verbas para fomentar a «excelência desportiva» em escolas especializadas de cinco províncias, bem como para o desenvolvimento da rede de bibliotecas regionais por todo o país.
A imprensa do país asiático destaca a importância que a Educação assume no Orçamento para 2025, apresentado por Dissanayake num parlamento onde a maioria dos assentos também é do seu partido, a aliança de esquerda Poder Popular Nacional.
No seu portal, o governo afirma que este investimento «histórico» na educação evidencia o seu compromisso com a melhoria do sector, visando garantir mais oportunidades e melhor qualidade de ensino.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui