Baseando-se em fontes militares, a agência Sana revela que o avião foi atingido, esta terça-feira, quando bombardeava posições de grupos terroristas na Bacia de Yarmuk (província de Daraa), nas imediações dos Montes Golã ocupados por Israel desde 1967.
O caça sobrevoava espaço aéreo sírio na altura em que foi atingido, informa a Sana. Já os militares israelitas, que confirmaram ter abatido o avião com dois mísseis Patriot, afirmaram em comunicado que o Sukhoi sírio tinha «penetrado o espaço aéreo israelita», indica a PressTV. Notícias recentes dão conta da morte do piloto, natural da região costeira de Tartus.
As tropas israelitas têm estado em alerta vermelho, tendo em conta o avanço célere das tropas do Exército Árabe Sírio e seus aliados na chamada ofensiva do Sudoeste, iniciada a 19 de Junho, e face ao desmoronar da resistência terrorista em Daraa e Quneitra, à beira dos Montes Golã ocupados.
Ao longo da guerra de agressão à Síria, Telavive atacou frequentemente alvos militares em território sírio – operações que visam «levantar o moral dos grupos terroristas», denuncia o governo de Damasco, que em reiteradas ocasiões acusou Israel de prestar apoio financeiro, logístico e militar aos grupos terroristas operacionais no seu território.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui