|cooperação

Lançado projecto ferroviário estratégico para a «prosperidade» na Ásia Central

Teve lugar em Jalalabad, esta sexta-feira, a cerimónia de lançamento do projecto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão (CQU), cuja construção deve arrancar em Julho do próximo ano.

Créditos / CGTN

A cerimónia de início do projecto ferroviário que ontem decorreu na cidade quirguiz marca «um progresso significativo na sua fase preliminar» e «estabelece uma base sólida para a construção do projecto numa fase inicial», afirmou a China Railway num comunicado enviado ao Global Times.

A ferrovia é um projecto emblemático da Iniciativa Cinturão e Rota, proposta pela China, e foi dinamizado pelos dirigentes políticos dos três países envolvidos, sendo considerado «estratégico» para a conectividade entre a China e a Ásia Central, de acordo com o mesmo comunicado.

Prevê-se que o início oficial da construção da linha ocorra em Julho de 2025, com os trabalhos a prolongarem-se por um período de seis anos, refere ainda a fonte.

A linha ferroviária CQU começa em Kashgar/Kashi, na Região Autónoma Uigure de Xinjiang (Noroeste da China), segue para oeste, atravessando o Quirguistão e passando pela cidade fronteiriça de Jalalabad, antes de terminar na cidade de Andijan, no Leste do Uzbequistão.

A China será responsável pela construção do troço chinês, enquanto o Uzbequistão será responsável pela modernização e renovação do troço uzbeque, indica a fonte, acrescentando que a CKU Railway Co, uma joint-venture criada por empresas autorizadas pelos três governos, será responsável pelo financiamento, construção e exploração do troço no Quirguistão.

«Decisão estratégica para a conectividade e a prosperidade regionais»

Numa carta de felicitação enviada à cerimónia inaugural – organizada conjuntamente pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, o Ministério dos Transportes e Comunicações do Quirguistão e o Ministério dos Transportes do Uzbequistão –, Xi Jinping, o presidente da China, disse que a construção do projecto ferroviário é «uma decisão estratégica para a conectividade, a prosperidade e a estabilidade regionais».

Observando que a construção da ferrovia reflecte a aspiração partilhada dos três países de abrir este corredor estratégico, Xi referiu-se à cerimónia como ponto de transição da concepção para a implementação, um passo decisivo em direcção ao objectivo de completar e pôr em funcionamento o projecto, indica a Xinhua.

O presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov (dir.), e várias outras personalidades participam na cerimónia de lançamento do projecto ferroviário China-Quirguistão-Uzbequistão, na cidade quirguiz de Jalalabad, a 27 de Dezembro de 2024 // CGTN

O presidente chinês destacou a importância de tornar esta linha ferroviária num projecto-modelo para a cooperação da Iniciativa Cinturão e Rota, contribuindo para o desenvolvimento económico e social e para a melhoria do bem-estar das pessoas na região ao longo da rota, e dando novo impulso à construção de uma comunidade China-Ásia Central mais estreita e com um futuro partilhado.

Promover o desenvolvimento e a cooperação

Por seu lado, o presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, presente na cerimónia em Jalalabad, afirmou que os caminhos de ferro não são apenas um corredor de transporte, mas também uma importante ponte estratégica que liga os países do Oriente e do Ocidente.

Defendeu ainda que o projecto vai reforçar o estatuto do seu país como centro de transporte, criará grande número de empregos e promoverá o desenvolvimento em áreas como o comércio, o turismo e as indústrias.

Já o presidente uzbeque, Shavkat Mirziyoyev, em carta de felicitação enviada à cerimónia, disse que o início do projecto ferroviário é uma medida importante para implementar o consenso alcançado pelos três chefes de Estado e promover a cooperação mutuamente benéfica.

Acrescentou que a ferrovia irá ajudar a fomentar o comércio regional e a integração, a promover as trocas entre pessoas e os laços culturais, a construir uma ponte significativa para a aprendizagem mútua entre civilizações, beneficiando os países e povos da região.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui