Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Itália

Localidade italiana da Lombardia renova solidariedade com o povo saarauí

O presidente do Município de San Giorgio Bigarello, localidade que há muito expressa a solidariedade com o povo saarauí, recebeu esta quarta-feira um grupo de crianças «embaixadoras da paz».

Créditos / Plataforma Cascais

Davide dal Bosco, presidente do município localizado nas imediações de Mântua, recebeu oficialmente as crianças saarauís que chegaram ao Norte de Itália no âmbito do programa Férias em Paz.

A iniciativa costuma ser ali coordenada pela associação Fadel Ismail – nome de um destacado dirigente da Frente Polisário e da República Árabe Saarauí Democrática (RASD) –, que promove iniciativas a favor da população residente nos campos de refugiados do Sudoeste da Argélia e coordena, em conjunto com diversas associações, o acolhimento no Verão a crianças saaruís, conhecidas como «embaixadoras da paz».

Na recepção às crianças, esta quarta-feira, Dal Bosco reafirmou o apoio do município lombardo à luta do povo saarauí e à sua justa causa, bem como o seu interesse pelas questões humanitárias no Saara Ocidental, refere a agência Sahara Press Service (SPS).

Mostrando-se esperançado em que o povo saarauí alcance a «justiça», o autarca transmitiu ainda a satisfação renovada do Município e dos seus cidadãos por voltarem a receber crianças do Saara Ocidental.

Neste sentido, desejou-lhes uma estadia feliz e declarou que todas as instalações da cidade estão ao seu dispor «para que possam passar umas férias agradáveis».

Presente na recepção esteve também o representante da Frente Polisário na Lombardia, Omar Hassenna Ahreyem, que agradeceu à localidade italiana e às suas autoridades «o empenho e apoio constantes à luta pela autodeterminação do povo saarauí».

Agradeceu igualmente, em nome do povo e do governo saarauís, «os seus esforços para tornar visível o sofrimento dos activistas dos direitos humanos injustamente confinados nas cadeias de Marrocos».

No encerramento da cerimónia, as crianças do Saara Ocidental conversaram com famílias italianas, acompanhadas pelos seus filhos.

Também receberam presentes simbólicos de diversas entidades, tendo, por seu lado, entregado uma bandeira da República Saarauí ao autarca anfitrião, antes de participarem num jantar oferecido pela autarquia de San Giorgio Bigarello.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui