|Vietname

PIB vietnamita aumenta, apesar da forte queda no turismo

O turismo quase parou no Vietname no período Julho-Setembro. No entanto, o produto interno bruto (PIB) do país cresceu 2,62%, em termos homólogos, sobretudo graças às exportações da indústria.

Cidade de Ho Chi Minh (imagem de arquivo)
Créditos / AbrilAbril

De acordo com a informação divulgada esta semana pelo Gabinete Geral de Estatística, o país do Sudeste Asiático mantém a tendência de crescimento, melhorando inclusive os dados relativos ao segundo trimestre, em que o PIB registou um aumento de 0,36%, noticia a agência EFE.

O crescimento neste último trimestre fica-se a dever, segundo o Gabinete de Estatística, ao aumento das exportações de peças electrónicas, aço e outros produtos industriais, ao aumento das exportações para a China e os EUA, bem como ao investimento público, que é o mais alto nos últimos cinco anos, e se concentrou sobretudo nas infra-estruturas.

Turismo externo cai para níveis históricos

O sector mais atingido pela crise económica associada à pandemia de Covid-19 foi o dos serviços, em particular o do turismo. De acordo com o Gabinete Geral de Estatísticas, o número de visitantes estrangeiros ao Vietname entre Julho e Setembro situou-se nos 44 mil, cerca de 1% dos que visitaram o país em igual período no ano anterior.

O organismo esclareceu que, em rigor, nem sequer se deveria falar de turismo, uma vez que, na grande maioria dos casos, o número apontado se refere a especialistas e técnicos que trabalham em vários projectos no país, essenciais à economia nacional.

De acordo com a Agência de Notícias do Vietname, por comparação com igual período de 2019, neste trimestre registou-se uma diminuição de 73% nas entradas de visitantes provenientes da Ásia: China (76%), Coreia do Sul e Malásia (73%), Japão e Taiwan (China) (71%).

No que respeita à Europa, a redução foi de 58%. Os viajantes do Reino Unido diminuíram 65,5%, os de França 65% e os da Rússia 48%.

O Vietname encerrou as suas fronteiras a 22 de Março último, com o objectivo de travar a propagação do novo coronavírus. No final de Setembro de 2019, o país tinha recebido 12,9 milhões de turistas estrangeiros e a Organização Mundial do Turismo tinha-o incluído entre os dez com mais rápido desenvolvimento no sector, refere a Prensa Latina.

O país do Sudeste Asiático, que fechou o ano transacto com um número recorde de visitantes estrangeiros – 18 milhões – e que este ano aspirava chegar aos 20 milhões, tem no turismo uma das suas apostas, mas que está longe de exclusiva.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui